Devido ao bom trabalho desenvolvido em 2009, o estado de Santa Catarina inseriu no Teste Seletivo a vaga para "Professor da Sala de Tecnologia".
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina está de parabéns. A iniciativa de inserir um profissional habilitado para trabalhar com Tecnologia Educacional teve bons resultados durante todo o ano de 2009. Tendo em vista que o projeto abrangeu todas as escolas públicas do estado que possuem a Sala de Tecnologia devidamente funcionando, possibilitou assim, um crescimento qualitativo do ensino. Conforme uma matéria da assessoria do Portal da Educação do Estado (www.sed.sc.gov.br), o Ministério da Educação (MEC) aferiu vários elogios pela quantidade de acessos a esses Ambientes Informatizados durante o ano letivo, vendo a iniciativa do estado como positiva sob um novo olhar que devemos dar a Educação na atualidade. Cabe salientar que todo esse controle da utilização das Salas de Tecnologias (acessos), só foi possível, devido a Equipe Responsável pelo Setor Tecnológico do Estado (Esfera Estadual e Regional - GERED) que faz o monitoramento por dados específicos alimentados pelo próprio Professor da Sala de Tecnologia que os envia com auxílio da Internet.
Verificando a eficácia de manter um profissional habilitado na Sala de Tecnologia, o estado no uso de suas atribuições e considerando o disposto no artigo 3º da Lei nº 456, de 11 de agosto de 2009, tornou público, dentro da nova modalidade de contratação dos professores Acts (Regime Temporário), vagas disponíveis para área de Tecnologia Educacional, dentro do Teste Seletivo. O processo de seleção que iniciou em novembro de 2009, dividiu-se em duas etapas: (I) envio da documentação (Comprovação da escolaridade exigida e outros documentos como cursos realizados na área da educação, tempo de serviço prestado ao magistério), (II) Prova escrita (conhecimentos gerais e específicos).
Por fim, os professores retomaram suas atividades dia 01 de Março de 2010. Eu, como um dos professores da Sala de Tecnologia, percebo a importância, tanto do Ambiente de Aprendizagem diferenciado e atualizado, como da necessidade do profissional ligado a Tecnologia Educacional (comprometido e responsável). Concerteza, a junção desses dois eixos continuará a possibilitar um avanço significativo no processo Educacional de todo o Estado de Santa Catarina.
Professor e aluno em uma interação infinita!
Que todos os professores tenham um ano repleto de realizações no que concerne a condução das Salas de Tecnologias Educacionais.
Professor Marcos Aurélio